Apê de 55m²: colorido e elegante

Quem disse que ambientes pequenos precisam ser brancos? Este projeto prova que um mix equilibrado de tons amplia visualmente o espaço e acrescenta dose extra de charme. Confira.

Texto Daniel John Furuno/ Foto Raul Fonseca (divulgação) /Projeto da designer de interiores Adriana Fontana.

Foto Raul Fonseca (divulgação) | <i>Crédito: Projeto da designer de interiores Adriana Fontana
Foto Raul Fonseca (divulgação) | Crédito: Projeto da designer de interiores Adriana Fontana

Um jovem casal e seus filhos foram os moradores imaginados pela designer de interiores Adriana Fontana ao desenvolver o projeto deste apartamento-modelo para o empreendimento da Five Engenharia e da Saldanha Construtora. A partir desse perfil, a profissional criou uma decoração moderna, pautada pelo uso de múltiplas tonalidades e pela predominância de linhas retas. A sala de jantar exemplifica o conceito: “O arranjo de quadros traz cores e movimento, graças à paginação de peças de diferentes tamanhos e formatos. A combinação das cadeiras e do banco mais os pendentes com lâmpadas com filamento aparente completam o cenário”, diz.

Aquarela com tempero GRINGO

Uma das inspirações para o projeto foi o trabalho da designer britânica Tricia Guild, que emprega estampas chamativas e uma paleta de cores característica – esta, a referência explorada por Adriana. “Procurei, assim como a Tricia, combinar os tons de modo a sair do óbvio.”

A base neutra do estar – branco no teto e na marcenaria, cinza nas paredes e no sofá, padrão amadeirado no piso – possibilitou ousadias como o tapete (Similar: Tapete Cubos - Oppa) que ostenta dezenas de matizes.

Outra ideia pouco convencional é a estante de MDF com nichos coloridos (Marcenaria Contemporânea) na fronteira entre sala e cozinha, onde habitualmente seria instalada uma bancada. “Como o móvel é vazado, permite a passagem de luz e dá sensação de amplitude”, observa Adriana.

BELEZA aliada a funcionalidade

Aproveitando as dimensões da varanda, Adriana a converteu em extensão da sala. Assim, não faltam detalhes para surpreender e servir as visitas, como o painel amadeirado na parede (Marcenaria Contemporânea) e o frigobar no lado oposto.

Na cozinha, o destaque é a cerâmica em relevo junto à pia (Estrela Jeans Matte, 90 x 30 cm, da coleção Wall Color, da Portinari. Ibiza Acabamentos) – vistoso, o revestimento chama a atenção até de quem está na sala.

A divisória de vidro incolor separa cozinha e lavanderia sem criar obstáculos visuais.

RECANTOS de encher os olhos

Se o quarto infantil prima pelas cores vibrantes no papel de parede, nos móveis e nos objetos, o de casal é mais sóbrio – mas nem por isso menos caprichado. Os nichos espelhados sobre os criados-mudos abrigam itens decorativos e de uso prático.

Todo branco, o banheiro serve de contraponto ao restante do projeto.

MARCENARIA de MDF com acabamento de laminado: mesa, banco, rack e painel na sala; banco, gaveteiro e nichos na varanda; todos os móveis na cozinha, área de serviço, quartos e banheiro. Todeschini Gabriel.

SEM RODEIOS

Ilustração Alice Campoy

Por se tratar de um apartamento-modelo, a planta não sofreu mudanças – a única intervenção foi a estante que agora atua como prolongamento da parede que divide sala e cozinha. A generosa varanda se estende da sala de estar até a lavanderia, comunicando-se com ambas.

04/01/2017 - 16:02

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS