Muito capricho à mesa, em cinco combinações

Se a ocasião é especial, por que não surpreender com o serviço completo de prato, sousplat, jogo americano e guardanapo?

Texto Carine Savietto | Reportagem Visual Angela Caçapava | Fotos Carlos Piratininga

Muito capricho à mesa, em cinco combinações | <i>Crédito: Foto Carlos Piratininga
Muito capricho à mesa, em cinco combinações | Crédito: Foto Carlos Piratininga
Se quiser demonstrar carinho ao receber a família e os amigos para aquele almoço ou jantar especial, uma arrumação bem planejada, com utensílios coordenados, não pode faltar. O check-list da mesa moderna inclui jogo americano, guardanapo com argola e sousplat (pronuncia-se “suplá”), que serve de enfeite e base para o prato. Este, por sua vez, é o protagonista e dita o estilo dos demais elementos. Para fazer bonito, há a opção de comprar kits prontos – que facilitam a vida, porém podem custar uma pequena fortuna – ou inspirar-se nos conjuntos que montamos para você.


TENDÊNCIA FASHION E CHIQUE. Depois de passar algumas temporadas esquecidas, as estampas de pele de bichos reconquistaram o universo da moda, ultrapassaram seus limites e invadiram o reino da decoração. E não é preciso ser perua para curtir o estilo animal print, hoje considerado supertransado. A dica é abusar de padrões em preto e branco e mesclá-los com peças lisas de tons fortes.


O PERFEITO MIX MODERNINHO. Brincar com formas geométricas e cores vibrantes é fórmula infalível para um visual descolado – que cai como uma luva quando o desejo é transmitir alegria e descontração. Note os detalhes que fazem a diferença: um único prato branco oferece leveza ao conjunto, e o guardanapo, de papel, aponta para um evento informal.


NO FRESCOR DA ONDA NAVY. Ligado a um clima despojado e atual, o estilo náutico tem sua marca registrada na combinação de azul, vermelho e branco. Aqui, a surpresa vem da pitada de dourado, que comparece no sousplat de madeira. A tonalidade com brilho acrescenta um toque de sofisticação, sem exagerar na pompa nem destoar do conjunto.


MISCELÂNEA PODEROSA. Para uma produção destinada a marcar a memória de seus convidados, aposte em uma explosão de cores vivas sobre fundo preto. O efeito é caloroso, ao mesmo tempo que transborda elegância. Experimente fugir do óbvio também na escolha de estilos e matérias-primas, misturando peças mais rebuscadas com utensílios basiquinhos.


MIL E UMA NOITES DE GALA. Em ocasiões especialíssimas, entram em cena objetos cheios de classe, a exemplo de jogos americanos com pedrarias e anéis para guardanapos que, de tão rebuscados, lembram joias. Além de ser fácil de combinar e de nunca sair de moda, a porcelana branca com filete dourado ou prateado deixa a mesa ainda mais refinada.

28/12/2016 - 15:20

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS