Meu canto preferido: O sótão serve para o trabalho e o lazer

Na casa da analista comercial Daniella Silva e de seu marido, o administrador André Luiz Alarcão, em Curitiba, escritório, canto de costura e sala de TV dividem amigavelmente o espaço

Fotos: Alessandra Okazaki (PR) Ilustração: Alice Campoy

Meu canto preferido | <i>Crédito: Foto: Alessandra Okazaki (PR)
Meu canto preferido | Crédito: Foto: Alessandra Okazaki (PR)

"Desde que André e eu compramos este sobrado, em outubro de 2010, pensávamos em transformar o sótão, banhado por uma gostosa claridade, em um lugar descontraído e com a nossa cara. Como ele é espaçoso, usamos a imaginação para criar três ambientes em um. Primeiro, organizamos a sala de TV e o ateliê de artesanato. Ao ler a edição de outubro de 2011 de MINHA CASA, descobrimos inspiração na reportagem Trabalhar aqui é bom! para montar a terceira área – o home office. Adquirimos as chapas de MDF e o tampo de vidro e, em uma tarde de domingo, a mesa de trabalho ganhou vida. A cadeira, arrematada pela internet, chegou em seguida. Aos poucos, acrescentamos itens decorativos e lembranças de viagens. Como meu marido é apaixonado por carros, o toque final veio com as miniaturas que ele coleciona desde a infância. Agora, sim, nosso novo canto favorito está pronto!”

 

(Esta seção é sua! Poste fotos e sua história na seção Meu Canto Preferido e - quem sabe? - você não aparece aqui no próximo mês?)

Integração na medida

  • No térreo da casa, a sala de jantar está unida à cozinha. Por isso, o estar foi alocado no sótão.
  • Tanto a área de trabalhos manuais da mulher quanto o escritório do marido revelam as preferências dos donos. Como preservam uma distância considerável entre si, um não atrapalha o outro durante as atividades.
  • No caso de Daniella, a bancada soma cavaletes e uma porta que sobrou da reforma da cozinha. “Aqui tenho todas as ferramentas de que preciso para meus patchworks.”
  • Atrás da máquina de costura nova, sobressai aquela que foi da avó da moradora. “A base do aparelho virou aparador na sala de jantar.”
  • Vizinha à bancada, uma mesa serve de apoio para o ferro de passar roupa e para outros utensílios de costura.
  • Três garrafas de molho de tomate tornaram-se delicados vasos – com pedrinhas e flores artificiais –, que enfeitam o guarda-corpo da escada.
  • No home office, a paixão do administrador fica evidente. “Tudo o que é relacionado a carros, ele quer comprar”, diz Daniella. Perto das prateleiras, as placas maiores vieram de uma loja virtual (AllPosters.com.br) e as pequenas foram trazidas da Alemanha.
  • André gostou de um adesivo com nomes de cidades que viu na internet e acabou ganhando o presente de um amigo que trabalha com plotagem.

24 m² em pleno uso

  • No andar superior, as três funções estão bem delimitadas. O escritório fica de costas para a escada, enquanto o sofá, perto da janela, separa a área de TV do espaço reservado à costura.

Fotos: Alessandra Okazaki (PR)

Ilustração: Alice Campoy

*LARGURA X PROFUNDIDADE X ALTURA


01/03/2017 - 15:16

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS