Receita: bolinho de chuva

Cada pessoa faz de um jeito: essa é a graça do bolinho de chuva. Entre as versões que você encontra abaixo, tem até bolinho salgado. Delicie-se!

Redação

Receita | <i>Crédito: Redação
Receita | Crédito: Redação
A redação da revista MINHA CASA pesquisou, entre os colegas de trabalho na editora Abril, quais seriam as receitas de família para fazer bolinho de chuva. Selecionou sete jeitos de deliciosos de preparar o lanche tão tradicional. 

Receita tradicional da Daniela Arend, jornalista. “Essa não tem erro!”

1 ovo grande
1/2 xicara de açúcar
1 xícara de leite
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó.

Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande e misture com ajuda de um batedor fuê. Corte pedaços de goiabada e de banana, e jogue-os na tigela. Envolva-os bem com a massa e coloque para fritar em óleo quente. Depois de prontos, polvilhe açúcar e canela.

Receita de família, da Cristina Vasconcelos, designer. “É sucesso garantido lá em casa”

2 ovos
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de chá de açúcar 
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
4 xícaras de chá (aproximadamente) de farinha de trigo
1 pitada de sal

Misture a margarina com o açúcar e os ovos. Adicione a pitada de sal, o leite, o fermento e, por último, vá colocando a farinha de trigo até a massa ficar homogênea. Frite as colheradas em óleo não muito quente e escorra em papel absorvente. Antes de servir, passe no açúcar e canela.

Receita salgada de Márcia Carini, jornalista: “Não tenho receita: faço tudo de olho”

Farinha de trigo
Água (que eu, sabiamente, amorno antes de misturar)
1 ovo
50 g de queijo ralado
Cebola picadinha
Fermento

Misture a farinha com a água e o ovo até ficar uma massinha mole, mais para líquida do que para firme. Misture a cebola e o queijo ralado. No final, coloque uma colherzinha de fermento (daquelas muito pequenininhas) e ponha mais um pouquinho de água. Mexa mais um pouco. Bote o óleo para esquentar e vá colocando os bolinhos para fritar (como a massa é mole, fica uma coisa meio fina, meio esparramada… mas fica bom!). Devem ser comidos na hora.

Receita prática, da Vera Barrero, jornalista: “Uso massa pronta de supermercado”

Compre uma massa pronta de bolinho de chuva, em saquinho (há algumas marcas no supermercado). A ideia é acrescentar um ingrediente que não altere a consistência da massa. Eu coloco duas colheres cheias de amendoim (moído e sem sal) na massa. E procedo como manda a receita da embalagem.Outra versão é seguir o modo de fazer recomendado no pacote e passar no açúcar com canela. Depois de frios, corte os bolinhos ao meio (sem parti-los totalmente) e coloque doce de leite como recheio.

Receita de bolinho liso, da Marta Sobral, secretária: “Dá água na boca”

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
2 gemas
1 pitada de sal
2 tabletes de fermento para pão
1 xícara (chá) de leite morno
Óleo para fritar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Esfarele o fermento e junte o sal. Misture até dissolver bem. Junte o leite morno e reserve. Numa bacia, coloque a farinha de trigo, o açúcar, as gemas, a manteiga e a mistura do fermento. Mexa bem até formar uma massa lisa e homogênea. Sove sobre superfície lisa, polvilhando com a farinha reservada e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Abra a massa sobre uma mesa e corte com a ajuda de um cortador redondo (ou a boca de um copo ou xícara). Coloque em uma assadeira levemente polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe dobrar de volume. Frite em óleo não muito quente. Escorra e polvilhe açúcar de confeiteiro.

 Receita de bolinho de chuva japonês, da Célia Hanashiro, designer: “Não é tão fofo, é meio duro – enfim, para os bravos!”

200g de farinha de trigo
50g de açúcar branco
50g de mascavo peneirado
2 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 pitada de sal

Peneire a farinha com o fermento e o sal. Numa vasilha, bata os ovos junto com o açúcar e o óleo. Despeje ali os ingredientes secos aos poucos. Vai ficar uma massa bem pesada, mas ainda pegajosa. Cubra com filme plástico e leve para geladeira por uns 20 minutos. Aqueça bastante óleo em fogo baixo (160°). Com as mãos levemente untadas com óleo, modele porções da massa em bolinhas e vá jogando no óleo. Vá virando até que fiquem bem corados. Escorra em papel toalha e sirva em seguida!

Receita de Cueca Virada, do Moysés, engenheiro, padastro da Juliana Sidsamer, designer: “Aqui no Sul, a gente faz assim”

50 g de fermento fresco
100 ml de leite morno
500 g de farinha
3 ovos inteiros
100 g de açúcar
50 g de margarina
1 pitada de sal

Dissolva 50 g de fermento em 100 ml de leite morno. Misture a farinha, os ovos, o açúcar, a margarina, o sal, e depois o leite e o fermento. Descanse por aproximadamente 30 minutos para crescer. Amasse e corte em retângulos, faça um corte no meio, sem parti-lo em duas partes. Torça uma das pontas, deixando a massa ‘virada’ e deixe descansar por mais 10 minutos. Frite em óleo quente a 180° e passe no açúcar com canela.

20/01/2017 - 17:13

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS