Tudo em seu lugar: dicas para organizar a cozinha

Siga as dicas da revista MINHA CASA para manter a sua cozinha organizada e funcional

TEXTO ALEXANDRA GONZALES / REPORTAGEM VISUAL SIMONE MONTEIRO FOTOS ALAN TEIXEIRA

Tudo em seu lugar: dicas para organizar a cozinha | <i>Crédito: FOTOS ALAN TEIXEIRA
Tudo em seu lugar: dicas para organizar a cozinha | Crédito: FOTOS ALAN TEIXEIRA

O segredo para ter armários funcionais e sempre em ordem começa por restringir as peças e uso diário – copos, pratos, xícaras e talheres – ao número de moradores da casa. Para a personal organizer Magda Zampieri, de São Paulo, a frequência na utilização dos acessórios determina a forma como eles devem ser guardados. “Utensílios do dia a dia ficam na frente e os de uso esporádico no fundo”, ensina. A louça extra pode ser acondicionada no bufê da sala de jantar ou nas prateleiras mais altas da cozinha. “Esses itens só vão à mesa quando há visitas”, diz Magda. Outra dica infalível é evitar manter peças lascadas imaginando que um dia elas serão úteis.

Dica MINHA CASA

Se você não usa algum acessório há mais de seis meses, é sinal de que não precisa dele. Doe e abra espaço para outras coisas.

Veja como distribuir os itens em prateleiras, paneleiro e gavetas                                                                            

1. PRATOS E COPOS Pense no número de moradores e decida se comprará jogos de quatro ou seis peças. Pratos ficam empilhados, e copos, lado a lado.

2. XÍCARAS Nunca faça pilhas é fácil cair e causar acidente. O melhor é enfileirar uma xícara ao lado da outra, sobre os pires, ou pendurá-las em ganchinhos, com os pires ao lado.

3. ELETRODOMÉSTICOS Deixe apenas um aparelho de uso diário em cima da pia ou do balcão. Os outros vão para dentro do armário.

4. ESCORREDOR DE PRATOS O modelo ideal vem acoplado no armário acima da pia. Assim, já guarda os pratos. Fica charmoso e você ganha espaço.

5. DETERGENTE, ESPONJA E RODINHO Deixe-os sobre a pia, ao lado da torneira, arrumados em kits próprios para esses produtos.

6. POTES PLÁSTICOS Devem ser tampados e dispostos em ordem de tamanho. Não coube? Encaixe um dentro do outro, com as tampas por cima do último da pilha.

7. MANTIMENTOS Guarde latas e outros alimentos na prateleira do meio. Preste atenção nas datas de validade.

8. TEMPEROS Ficam dentro de uma bandeja, embaixo da pia. Os condimentos que não vierem em potinhos devem ser retirados da embalagem plástica e colocados em potes com tampa.

9. ASSADEIRAS E FORMAS DE BOLO Vão na prateleira inferior. Se o forno for pouco usado, mantenha as assadeiras ali.

10. PANELAS Sim, elas podem ficar embaixo da pia, no módulo do meio. Organize-as da maior para a menor, sempre com a tampa emborcada, compondo uma pilha. Destine as peças menores à frente e as maiores ao fundo.

 Panos de prato podem ser arrumados em rolinhos em uma cesta bacana dentro de um dos armários.

                                                      

Como organizar o gaveteiro                                                    

    

 1ª GAVETA: talheres. Dica: na falta do gaveteiro, acomode-os num cesto. De uso constante, não irão acumular pó.

 2ª GAVETA: conchas, escumadeiras, facas de pão e carne, espremedor de alho e espátula de bolo. Mantenha-os em colmeias. Dica: outra forma de organizar esses itens é colocá-los em suportes pendurados no interior da porta da pia.

 3ª GAVETA: panos de prato e toalhas de mesa.

 4ª GAVETA: toalhas de mesa ou livros. Dica: panos de prato e toalhas podem dividir o mesmo compartimento. Assim, cadernos e livros de receitas ficam aqui.

Veja mais matérias sobre organização nos links abaixo:




05/12/2016 - 11:14

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS