Jabuticabas e orquídeas na varanda

Ela mora em uma sacada de 13 m de extensão, tem quase 3 m de altura, alimenta passarinhos como a cambacica e atende pelo nome de Mimosa. É isso mesmo: esta jabuticabeira é a rainha do terraço no apartamento dos jornalistas Carol Costa e Alexandre Pavan, de São Paulo.

Texto Vanessa D’Amaro | Foto Luis Gomes

Redação | <i>Crédito: Foto Luis Gomes
Redação | Crédito: Foto Luis Gomes
E a árvore não fica sozinha: a moradora, apaixonada por plantas, criou um ambiente todo especial, que conta com mais de 120 orquídeas espalhadas em pequenos vasos pela grade. Na outra ponta da varanda, uma pitangueira completa o visual. Não à toa, a sacada do casal é a que mais chama a atenção na fachada do prédio, a ponto de os vizinhos pedirem dicas à jornalista de como cuidar das plantas. "O primeiro passo é escolher o lugar onde a árvore vai ficar, atentando para as condições de luz. Só depois a espécie é escolhida", recomenda. No caso de Carol, as plantas não ficam concentradas apenas na varanda. "São centenas delas, distribuídas por quase todos os cômodos do apartamento. Apenas o banheiro ainda não tem um toque de verde!", conta a moça.
Frutíferas para ter na varanda 

Quem vive em apartamento e dispõe de uma sacada com cerca de 1 m de largura, em que caiba um vaso grande, pode cultivar, sim, uma árvore frutífera. Essas espécies gostam de ambientes ensolarados e ventilados - atenção, porém, ao vento forte, já que as folhas podem ressecar. Se o seu terraço atender a essas condições, arregace as mangas e mãos à terra! Ensinamos como plantar e cuidar da sua árvore:
• Plantio.
Pode ser de duas formas: com sementes ou mudas. Para o cultivo em vaso, o segundo método, em que se plantam mudas provenientes de árvores já desenvolvidas, é o mais aconselhável. Por mais que a planta demore a crescer, o melhor é já deixá-la em um vaso grande, que tenha de 60 a 70 cm de diâmetro de boca. Um modelo desse tamanho pode acomodar uma árvore de 2 m de altura.
• Irrigação.
"Frutíferas precisam de muita água. Por isso, o ideal é regá-las todos os dias", explica a paisagista Paula Magaldi, de São Paulo. Para que a árvore tenha o máximo aproveitamento da rega, a dica é molhá-la no início da manhã, quando o sol é mais fraco, ou no fim do dia, quando há sombra. 
• Adubação.
A adubação com NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) uma vez por mês renova o solo para que a planta cresça saudável e os frutos fiquem mais doces e saborosos. 

Conheça algumas espécies que vão bem em terraços: 
1. Jabuticabeira (Plinia trunciflora): nativa do Brasil, a espécie com raízes finas pode ser criada em varandas de apartamento, uma vez que não pesa na laje. Costuma frutificar em setembro e outubro.
2. Pitangueira (Eugenia uniflora): planta brasileira que vai bem em qualquer tipo de solo, mas precisa de forte incidência de sol para se desenvolver e produzir frutos, que costumam aparecer na primavera e no início do verão.
3. Romãzeira (Punica granatum): natural do Irã, o pé normalmente dá romãs de setembro a fevereiro, entre a primavera e o verão.
4. Limoeiro (Citrus limon): originária do Sudeste Asiático, a árvore que produz limões geralmente é pequena e frutifica o ano todo. 




16/02/2017 - 17:54

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS