Jardim com inspiração toscana

O quintal da paraense Débora Figueiredo, que enfeita os fundos de sua casa em Monte Azul Paulista, SP, é o recanto favorito da família – incluindo os cãezinhos Pingo e Pérola

Texto: Daniel John Furuno / Fotos: Johnny Moraes

Aqui se cultiva beleza e muito aconchego | <i>Crédito: Johnny Moraes
Aqui se cultiva beleza e muito aconchego | Crédito: Johnny Moraes
Flora diversa por todo lado

❚ As variadas espécies que ocupam a área foram todas plantadas pela própria moradora. Cercando o banco de madeira, por exemplo, há duas palmeiras fênix; mais à direita, um chamativo fícus; diante desse, um vaso acomoda exemplares de maria-sem-vergonha, onze-horas e petúnia. 

❚ O chão não é o limite para o jardim, que sobe pelas paredes. Ao lado das palmeiras, grades de ferro funcionam como suportes para vasos com suculentas e orquídeas. Atrás do banco, um caixilho de janela resgatado do lixo agora emoldura mais recipientes com orquídeas. 

❚ As superfícies externas do sobrado, já tingidas de amarelo, foram mantidas assim. O muro, no entanto, recebeu nova pintura com tinta acrílica na cor Vermelho Cardinal, da Futura Tintas. “Achei que combinaria com o verde das plantas”, justifica Débora.

Tem lugar pra todo mundo!

❚ O ambiente, é claro, também foi feito para receber convidados – daí a presença de duas mesas e de uma porção de assentos. O ombrelone oferece abrigo contra sol e chuva para as visitas, mas os móveis de madeira precisam de manutenção periódica com a aplicação de cera impermeabilizante. “Já as almofadas eu recolho toda noite”, diz a moradora. 

❚ A iluminação também contribui para o clima acolhedor – luminárias de jardim, do tipo espeto, foram posicionadas em alguns dos vasos maiores. 

❚ Com a ajuda do marido, Rafael, Débora recuperou uma cama abandonada na rua e a transformou em banco. Na parede atrás dele, um portão de ferro também ganhou novo uso e virou decoração, complementado por vasos com primaveras e um pendente garimpado em uma feira de artesanato.

02/03/2017 - 10:04

Conecte-se

Revista Minha Casa
Coleção CARAS